22 de abril de 2013

A Verdadeira Sodoma e Gomorra


Analisando vários sites da temática e é claro os seguros, justamente por defenderem a tese de um Bíblia sem preconceitos e a favor do amor entre semelhantes, como sempre quis e confesso que nem imaginei, notei e fiquei boquiaberto com as interpretações acerca do pecado de Sodoma e Gomorra que nem sempre foram as mesmas. Na verdade, elas têm sido variadas entre os tempos e por último, para sustentar um preconceito, há alguns séculos os homofóbicos passaram a afirmar que a destruição havia sido por causa da “homossexualidade”. Há até interpretações novas como                                           : " homossexuais ativos e passivos", o que é um absurdo, trazendo mais dor e sofrimento ao jovem que precisa negar esse desejo que nunca irá partir de sua alma, corpo e coração, pois na verdade não é condenável aos olhos de Deus, mutilando a si mesmo por ser diferente dos demais, algo descabível.

Lendo os textos dos capítulos 18 e 19 de Gênesis e sem “pré-conceitos” dá pra entender realmente o que aconteceu. Percebe-se que os homens daquelas cidades queriam violentar sexualmente os anjos que chegaram à casa de Ló. Caso você nunca tenha ouvido falar, assim como foi novidade pra mim apesar de amar história, consulte os livros de história, enciclopédias, internet... sobre o assunto xenofobia, que é a repulsa a coisas ou pessoas estrangeiras, medo e ódio aos estrangeiros.

Por que o medo de nações estrangeiras? Lembram dos “espias de Jericó”? Existia uma estratégia de guerra e dominação entre os povos da Antiguidade de enviarem seus espiões para examinar a terra inimiga e voltarem às suas contando sobre todos os procedimentos e andamentos das cidades a serem invadidas. Uma forma de intimidar e refrear o envio de espiões, era violentando sexualmente os “visitantes”.                                                      

Voltando ao contexto, se fosse uma questão de homossexualidade pura e simples, por que haveria Ló de oferecer suas filhas virgens? Ele não seria tão estúpido para oferecer mulheres a um bando de homossexuais abusadores? Se ele ofereceu suas filhas, é porque sabia que os mesmos não eram homossexuais. Vejamos uma pequena ilustração de dois trechos do referido contexto:


“E disse: Meus irmãos, rogo-vos que não façais mal; Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram homens; fora vo-las trarei, e fareis delas como bom for aos vossos olhos; somente nada façais a estes homens, porque por isso vieram à sombra do meu telhado. Eles, porém, disseram: Sai daí. Disseram mais: Como estrangeiro este indivíduo veio aqui habitar, e quereria ser juiz em tudo? Agora te faremos mais mal a ti do que a eles. E arremessaram-se sobre o homem, sobre Ló, e aproximaram-se para arrombar a porta.” Gênesis 19:7-9



Esta situação de repulsa aos estrangeiros é logo encontrada em alguns livros a frente do Antigo Testamento e pouco se fala sobre este texto da Bíblia, estranho não?. Vejamos: “Estando eles alegrando o seu coração, eis que os homens daquela cidade (homens que eram filhos de Belial) cercaram a casa, batendo à porta; e falaram ao ancião, senhor da casa, dizendo: Tira para fora o homem que entrou em tua casa, para que o conheçamos. E o homem, dono da casa, saiu a eles e disse-lhes: Não, irmãos meus, ora não façais semelhante mal; já que este homem entrou em minha casa, não façais tal loucura. Eis que a minha filha virgem e a concubina dele vo-las tirarei fora; humilhai-as a elas, e fazei delas o que parecer bem aos vossos olhos; porém a este homem não façais essa loucura.” (Juízes 19, 22-24).

Estas histórias apenas confirmam tais assuntos polêmicos no dias atuais, por isso é importante que a leitura com muita atenção, confesso que estou até extasiado com o que estou escrevendo por nunca ter percebido isso antes. Este tipo de atitude para Deus é degradante. 
Só pra termos uma noção da própria Bíblia fazendo referencia a ela mesma, o profeta Ezequiel em seu livro revela o verdadeiro pecado de Sodoma: “Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e abundância de ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado.” (Ezequiel 16, 49). Sodoma cometeu abominação por sua constante hostilidade, segregação e agressão ao ser humano. Trazendo esta questão para os nossos dias, podemos afirmar que o papel “sodomita” atualmente é desempenhado pelos soldados americanos que estupram prisioneiros muçulmanos e iraquianos, usam do seu poder para abusar de mulheres, homens e crianças, pelo alto grau de rejeição a seres humanos, vidas, enfim, a toda uma comunidade de pessoas que Deus aceitou em amor.

Jesus repreende com severidade estas atitudes de rejeição a pessoas independente de serem estrangeiras ou não: “E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? Ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber. Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. Então, eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.” (Mateus 25,38-46).


Violentar sexualmente uma pessoa, com o prazer de humilhar uma condição sexual que não lhe era natural, isto sim é exatamente o contrário da vontade de partilhar afetivamente uma vida a dois. 





OBS: (AS INFORMAÇÕES PRESTADAS FORAM BASEADAS NA OBRA DO PASTOR MARCOS GLADSTONE)



4 comentários:

  1. Anônimo9:20 AM

    E também acho que muitos fundamentalistas se prendem demais no velho testamento, que vamos combinar, mostra um Deus "bravo" diferente do novo testamento que trás um Deus "paz e amor", e que os Cristão deveriam seguir mais (pois é a partir dele que surge Cristo, e eles são Cristãos, então deveriam seguir mais o novo do que o antigo). E o novo diz: amar o próximo como a ti mesmo e Jesus nunca falou sobre homossexuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade existe muita gente com cabeça boa pra entender bem isso, mas isso já está tão solidificado na cabeça de pessoas, que na verdade se deixam levar pelos "grandes doutrinadores da Palavra",todo o livro de levítico trata de rituais de purificação, relações homoafetivas no deserto não seria admitido meio a uma nação que crescia. O que era "abominação" naquela época não era "imoral", assim como mulheres menstruadas se deitarem com seus maridos e outros milhões de mandamentos, que nunca foram "imorais", mas apenas ritos a serem seguidos e que cá entre nós são desusuais nos dias modernos, pelo próprio Cristo!

      Excluir
  2. Também concordo com que disse o anônimo sobre o antigo testamento, e ainda acrecento o que cega as pessoas é o fanatismo exagerado, isto é péssimo em todas as situações da vida. Quanto a homossexualidade é aquilo, ou se nasce assim ou não, isto é fato e comprovado por estudos sérios por universidades a exemplo da Inglaterra e EUA, isto é genética. O que eu sou realmente contra são exageros por parte do meio GLBT quanto a comportamentos e até aberrações, aí já é esculhambação. O amor de duas almas dois seres, sendo homo ou hétero e fiel é que é bonito, e o mais bonito, quando há respeito entre as pessoas, quando houver isto o Mundo será outro!!!!

    ResponderExcluir
  3. Não, o que me surpreende cara é a escolha de versículos, tipo, eu escolho do 18:22 mas não os anteriores ao que falam sobre a plantações, tipos de tecido e tudo mais, pra mim um descabimento, quanto a genética sobre nós confesso que ainda sou neófito a dar um parecer, o que afirma é que sim, eu nasci assim, desde pequeno sentia desejo por homens, mas claro sem entender o que sentia e creio que com a maioria dos homos foi assim. Quanto aos ativistas gays, pelo amor de Deus. Uma menoria que só faz estereotipar que todos nós em geral somos um bando de desocupados afim de adquirirmos direitos sobre os demais, projetos de lei que ferem os crédulos religiosos e outras mais, simplesmente PL 122 não me representa!

    ResponderExcluir